25 abril 1974, a hora da revolução

Lisbonne 1er mai 1974 (c) Michel Puech
Lisbonne 1er mai 1974 (c) Michel Puech

Há 35 anos atrás, não é uma data, nós fomos abalados por uma notícia: uma tentativa de golpe militar aconteceu durante a noite em Lisboa no nosso lugar vizinho, que nós descobriremos, é europeu: Portugal.

O grupo de jovens – geração 68- como nós chamamos eles hoje, não foi influenciado por consumidores, sociedade de mercado ou por publicidade, nós ainda estávamos chocados com a desvalorização da moeda, devido o fim do sonho chileno de Allende.

Os militares não tinham o poder.

Em Paris, 29 de abril, quando eu entrei no primeiro Boing 707 da TAP partindo do aeroporto de Lisboa, que tem recentemente sido reaberto para a circulação civil, eu não sei ainda se aqueles militares estão “do lado das pessoas” e que eu estou indo assistir a “liberação de Lisboa”

Há 5 anos atrás, para o 30º aniversário, eu reeditei, para Anistia.net e LeMonde.fr uma série de fotografias que testemunha alguns dias em que eu estava em Lisboa, entre o dia 29 de abril e 5 de maio.

Este ano, além da reedição de um artigo do “Notícia Atual” no meu blog Mediapart, eu decidi vender três fotografias.

Uma delas, intitulada de “Movimento das forças armadas”, mostra a marina “real portuguesa” que está a bandeira do seu país abanando durante uma grande demonstração- as pessoas e o exército- 1º de maio de 1974. Este ano foi escolhido pelo amigo Xavier Périssé, que naquela época, era redator chefe/diretor da agência Sygma.

Esta é minha própia seleção

Achetez mon produit sur PriceMinister

Portugal, Révolution Des Oeillets - Photo - Achat et vente

200,00 €

Portugal, Révolution Des Oeillets
Comme Neuf
Photographie du 1er mai 1974, tirage cartoline baryté réalisé par l’atelier Publimod en avril 2009 en 7 ex. numérotés et signés pour le 35ème anniversaire de la révolution des oeillets (25 avril 1974)
Voir ma boutique

A hora da revolução

Lisbonne 1er mai 1974 (c) Michel Puech
Lisbonne 1er mai 1974 (c) Michel Puech

Portugal, 25 de abril de 1974. Direito de cópia Michel Puech www.puech.info

É a hora da revolução, uma imagem registrada durante o final da manhã de 1º de maio de 1974. As pessoas, trabalhadores da populista cidade, estão marchando. Eles atravessam o rio para invadir a cidade burguesa. A foto foi tirada da janela do sindicato local e o primeiro que está cumprimentando a demontração é a pessoa responsável do sindicato que não foi identificada.

Lisbonne 1er mai 1974 (c) Michel Puech
Lisbonne 1er mai 1974 (c) Michel Puech

À pedido de dois amigos que são editores de imagem, uma terceira fotografia foi escolhida: “o dia dos trabalhadores”

Para tudo sempre existe um começo – esta é a minha primeira venda.

O lucro deste projeto será totalmente transferido/revertido para o orçamento/fundo de documentários que serão realizados no futuro.

Eu agradeço a vocês desde já pelo interesse

Atenciosamente,

Michel Puech – e-mail
22 abril 2009

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée.

Ce site utilise Akismet pour réduire les indésirables. En savoir plus sur comment les données de vos commentaires sont utilisées.